O treinamento conta com um total de 21 horas, divididas em 13 videoaulas, com respectivas partes. Além disso, são previstas 04 (quatro) sessões ao vivo em videoconferência com o professor Sérgio, com uma hora de duração cada, em horário a ser acordado, contemplando um total de 25 horas de curso.
A duração do curso é 30 dias, e o acesso à plataforma com as videoaulas fica disponível de forma irrestrita aos participantes durante este período.
Após o término do evento, no trigésimo dia, uma pesquisa de satisfação será enviada pelo sistema aos alunos. Aqueles que a responderem, receberão uma bonificação de até 30 dias de acesso à plataforma (a contar da data de envio da pesquisa).
Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE-SC e ficará sujeito às seguintes condições:
O IBAPE-SC se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para início do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago. No caso de remanejamento de data do início do curso o IBAPE-SC poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.
Conforme o Estatuto do IBAPE-SC, os profissionais inscritos nos cursos desta entidade são elevados automaticamente à categoria de “Sócios Assistentes”, como disposto no Artº 12 do Capitulo III – Dos Sócios, de seu Estatuto.
Art.12 Sócios Assistentes serão engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos ou meteorologistas com registro ou visto no CREA/SC, que tenham acompanhado qualquer curso de engenharia de avaliações e perícias promovido pelo IBAPE-SC.
Na primeira aula é apresentado o conceito de média aritmética para elementos semelhantes extraídos de uma mesma população, além variação de valores, forma de dimensionar e sua origem. No caso de mercado de produtos e/ou serviços, a estrutura de concorrência de preços, monopólios, oligopólios ou concorrência perfeita. É apresentada ainda a estimativa de média de preços de produtos diferentes através de uma equação de regressão, onde a média de preços não é mais constante, varia de acordo com as características dos dados.
Nesta aula é apresentado o aplicativo TS-Sisreg, ferramenta de auxílio nos cálculos e apresentação de resultados, com exemplo prático de criação de arquivo, explicação de tipos de variáveis com escolha e definição de escalas de medidas permitidas na Norma Brasileira para os eixos. É apresentada justificativa e sugerida escala de medida para a variável temporal, necessária na criação de banco de dados. Finalizado com exemplo de uso de dicotômicas agrupadas como escala de medida mais objetiva.
Apresentação de uma síntese dos procedimentos para cálculo de uma função matemática que represente o comportamento da média de valores no mercado imobiliário, a partir de uma amostra do mesmo. Análise sintética do comportamento das hipóteses formuladas e da dispersão de valores em torno da função inferida. Síntese da estimativa de valor a partir da equação definida.
Nesta etapa, é apresentada uma alternativa para cálculo de parâmetros de funções não lineares, uma vez que o método dos mínimos quadrados utilizado só é aplicável para funções lineares. É mostrado, na prática, as tentativas de linearização das relações não lineares através de transformações matemática nas escalas dos eixos utilizados. A linearidade alcançada pelas diversas tentativas é comparada através do coeficiente de determinação.
Nesta aula é apresentado um exemplo didático onde um conjunto de 3 lojas situadas na região central de município de pequeno porte, tem seu valor de mercado inferido a partir de uma pequena amostra de 10 dados colhida na região. A variação de preços praticados nos elementos da amostra é significativa, exigindo investigação adequada das causas desta variação, formulação de hipóteses e escolha da escala de medida apropriada à cada alternativa de variável (hipótese).
Nesta aula são apresentados os conceitos estatísticos básicos de testes de hipóteses, significância e probabilidade, é mostrado como se constrói uma distribuição de probabilidades descontínua do tipo binomial. Exemplo de distribuição contínua como a curva Normal e Normal Reduzida ou Padronizada, além de mostrar a utilização destes conceitos na avaliação de imóveis e nos testes de validação dos modelos matemáticos inferidos para representar o mercado imobiliário.
Exemplo completo de criação de modelo matemático representativo do mercado de lotes urbanos destinados à construção de unidades habitacionais isoladas (residências unifamiliares). No desenvolvimento do exemplo, é exercitada a análise do comportamento das hipóteses formuladas, assim como dos resíduos das funções Não linear e Linear. Tomada de decisão de desconsiderar hipótese e desconsiderar dados atípicos da amostra.
Na continuação do exemplo de definição do modelo matemático que representa o comportamento da média de preços praticados no mercado de lotes, o mesmo é agora utilizado para inferir o valor de 3 lotes que não fazem parte da amostra. São apresentados os cuidados na análise de resultados, classificação normativa quanto à precisão para cada inferência realizada, além de recomendações quanto à extrapolação, utilização de valor diferente do valor inferido e medidas de tendência central, moda mediana e média.
A aplicação da teoria geral da amostragem através do teorema do limite central e distribuição de probabilidades t-Student aos modelos estatísticos do mercado imobiliário. Cálculo da probabilidade de erro na utilização de cada variável, exigências normativas e cálculo do intervalo de confiança, indicador de qualidade usado pela Norma Brasileira para definição da aplicabilidade do modelo estatístico ao imóvel avaliando, além de medida de precisão da avaliação. Descrição e cálculo do intervalo de predição e limites da Avaliação Intervalar definidos pelo normativo.
Apresentação das 7 partes que compõem a Norma Brasileira para avaliação de bens NBR-14653, contendo a finalidade de cada uma delas. Com ênfase nos itens 9 e item 10 da parte 2, que tratam das recomendações e exigências no caso de Avaliação pelo Método Comparativo Direto de Dados de Mercado com uso de Estatística Inferencial, escopo desta proposta de treinamento. Teste de Fischer-Snedecor para significância das variáveis em conjunto. Apresentação de exemplo prático de enquadramento de laudo na tabela de Fundamentação e modelo de Laudo de Avaliação Completo.
Apresentação e orientações sobre o Anexo A da parte 2 da Norma Brasileira, onde são citados os pressupostos básicos previstos na bibliografia na identificação de modelo eficiente, consistente e não tendencioso. Explicação e verificação de Homocedasticidade, Normalidade dos Resíduos, Não Auto-correlação e multicolinearidade. Exemplo prático que do efeito da multicolinearidade na estimativa de valores.
Cuidados a serem observados na utilização de modelos com multicolinearidade característica da população. Identificação das variáveis independentes com colinearidade elevada, isoladamente e no conjunto do modelo. Recomendações normativas, exame de pontos atípicos e teste de cook. Coeficiente de Determinação ajustado, escalas qualitativas de códigos alocados e dicotômicas. Variáveis de interação e Pontos de Máximo ou Mínimo no intervalo amostral.
Exemplo prático para fixação do conteúdo do treinamento, onde a variação de preços de imóveis em uma amostra de 40 dados da população de lotes urbanos de interesse à incorporações imobiliária é explicada por um conjunto de 9 variáveis. 2 variáveis são desconsideradas por não se mostrarem representativas na formação dos preços. O modelo escolhido inicialmente é testado e uma solução aparentemente consistente apresenta Ponto de máximo para o inverso das áreas. Outra alternativa é testada e aceita para o imóvel a ser avaliado.
Instrutor de diversos cursos em todo o país, autor do aplicativo para Engenharia de Avaliações denominado TS-SISREG, responsável por avaliações e treinamento da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL até DEZ/96, a nível nacional, e atual diretor da TECSYS Engenharia.