Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE-SC e ficará sujeito às seguintes condições:
O IBAPE-SC se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para início do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago. No caso de remanejamento de data do início do curso o IBAPE-SC poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.
Conforme o Estatuto do IBAPE-SC, os profissionais inscritos nos cursos desta entidade são elevados automaticamente à categoria de “Sócios Assistentes”, como disposto no Artº 12 do Capitulo III – Dos Sócios, de seu Estatuto.
Art.12 Sócios Assistentes serão engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos ou meteorologistas com registro ou visto no CREA/SC, que tenham acompanhado qualquer curso de engenharia de avaliações e perícias promovido pelo IBAPE-SC.
08h00 às 8h30 – Credenciamento e Coffee Break
8h30 às 9h00 - ABERTURA DO EVENTO – Falas do Presidente do IBAPE-SC e dos Patrocinadores.
9h00 às 10h00 - Engenheiro Agrônomo José Octavio de Azevedo Aragon - Mestre em Engenharia de Avaliações pela Universidade Politécnica de Valência (UPV), Espanha. Tema: Norma do IBAPE-SC para Indenização de Servidões de Linhas de Transmissão de Energia em Imóveis Rurais.
10h00 às 10h15 – Perguntas.
10h15 às 11h45 - Engenheiro Agrônomo Everton Valdomiro Pedroso Brum - Mestre em Ciências Geodésicas – Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário. Tema: AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO OU REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.
11h45 às 12h00 – Perguntas.
12h00 às 13h00 – Intervalo almoço.
13h00 às 14h30 – Engenheiro Civil Iago Sartor, empreendedor e professor. Atuação no setor de pré obra e pós obra, utilizando a Metodologia BIM e inovações tecnologias de mercado. Tema: BIM NA PERÍCIA.
14h30 às 14h45 – Perguntas.
14h45 às 16h15 – Palestra CONFEA.
16h15 às 16h30 - Coffee Break.
16h30 às 18:00 – Engenheira Civil Rafaela Fabris de Souza, pós-graduação em Patologia das Construções pelo IPOG (2022). Tema: Perícia Judicial: O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação das Práticas Periciais.
18h00 às 18h10 - Perguntas.
18h10 as 18h30 – ENCERRAMENTO DO EVENTO.
(poderá sofrer alterações)
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências Geodésicas – Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário. Possui graduação em Agronomia (UFSM - 2003), Mestrado em Ciências Geodésicas (UFPR - 2005) e Doutorado em Engenharia Civil (UFSC - 2019) com área de concentração em Cadastro Técnico Multifinalitário. É professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 2007, responsável pelas disciplinas de Engenharia de Avaliações e Perícias, Geoprocessamento Aplicado a Agropecuária e Topografia e Elementos de Geodésia. Perito judicial nos Tribunais de Justiça do Estado de Mato Grosso e de Santa Cataria, bem como na Justiça Federal, atuando em perícias ambientais, possessórias, demarcatórias, discriminatórias e divisórias.
Avaliação de Imóveis Rurais para Fins de Desapropriação ou Regularização Fundiária
Engenheira Civil formada pela UNISUL (2012-2015), com pós-graduação em Patologia das Construções pelo IPOG (2022). Durante sua trajetória acadêmica, foi membro do CREA JR. Profissional com ampla experiência em perícias judiciais, avaliações de imóveis e gestão de obras, atua de forma autônoma desde 2016. Com mais de 150 perícias realizadas, também é mentora no curso Método 10k de Perícia Judicial. É presidente da ASCEA (2023-2024) e Coordenadora do Colégio de Entidades Regionais do CREA-SC (2024 2025), além de ser idealizadora do projeto Novos Rumos da Engenharia, promovendo inovação e liderança no setor. Apaixonada pela transformação da engenharia, dedica-se a conectar profissionais e impulsionar mudanças que impactam positivamente a sociedade.
Perícia Judicial: O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação das Práticas Periciais
Engenheiro Civil, empreendedor e professor. Atuação no setor de pré obra e pós obra, utilizando a Página 3 Metodologia BIM e inovações tecnologias de mercado. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Especialista em Gestão de Projetos em BIM pelo IPOG de Florianópolis - SC; Diretor da Vier Engenharia Soluções em BIM Fundador da Easy Alert, sistema de gestão de pós obras Professor universitário UNESC: turma de engenharia civil, disciplina: projetos em edificações. Vier Engenharia: empresa com mais de 1.000.000m² de projetos coordenados e compatibilizados com incorporadoras renomadas dos estados de SC, RS, ES, RJ e CE. Easy Alert: startup fundada a partir da experiência sendo engenheiro de pós obras na maior incorporadora do sul de SC. Sistema focado na gestão das manutenções em edificações, estando presente em mais de 400 condomínios, em 14 estados brasileiros.
BIM na Perícia
O Engenheiro Agrônomo José Octavio de Azevedo Aragon possui vasta experiência em avaliações e perícias de engenharia, com especialização na avaliação de indenização de desapropriações e servidões administrativas em imóveis rurais
Norma do IBAPE-SC para Indenização de Servidões de Linhas de Transmissão de Energia em Imóveis Rurais
A palestra aborda a Norma Técnica do IBAPE-SC (2023) para avaliação de indenização em servidões administrativas causadas pela implantação de linhas de transmissão de energia em imóveis rurais. O foco será nos fundamentos normativos, com destaque para a NBR 14653-3, e nos principais conceitos, como faixa de servidão, faixa de segurança, coeficiente de servidão (CS), Valor da Terra Nua (VTN), danos emergentes e incômodos.
Será apresentada a metodologia de avaliação e uma planilha eletrônica para o cálculo de indenização, considerando restrições de uso, depreciação do imóvel e impacto na produtividade. A palestra discutirá como a falta de um critério único pode gerar decisões judiciais divergentes e como a padronização proposta pelo IBAPE-SC minimiza disputas, acelera negociações e assegura segurança jurídica nos processos indenizatórios.