Você sabia que o concreto é o material mais utilizado no mundo?
Apesar de ser aparentemente resistente o concreto é suscetível a uma série de problemas que impactam na sua durabilidade e resistência.
E da necessidade em se ter estruturas alto-resistentes originou-se o bioconcreto, um composto semelhante ao do corpo humano, que também pode ser muito útil para construção civil.
O chamado “concreto vivo” foi descoberto pela Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda, pelo microbiologista Henk Jonkers e o engenheiro especializado em materiais de construção, Eric Schalange.
Em países onde ocorrem variações de temperaturas, como no Brasil, requer a utilização de estruturas reforçadas para suportar tais mudanças climáticas sem interrupções em suas funções estão sendo aplicado a ideologia da implantação do bioconcreto.
– Como funciona?
O processo de regeneração do concreto acontece pela alimentação e digestão das bactérias.
A mistura do bio-concreto conta com lactato de cálcio, substância utilizada como alimento das bactérias.
A estrutura interna é exposta à umidade do ambiente, o que ativa as bactérias de sua inércia. Quando elas despertam, passam a consumir o lactato de cálcio da mistura.
Na digestão, a Bacilus pseudofirmus libera calcário que ocupa o espaço aberto na patologia do concreto em questão.
Ele também pode ser usado como solução de manutenção, e pode recuperar rachaduras de qualquer comprimento, porém da largura máxima de 0.8 milímetros.
A inovação merece destaque aos olhos dos investidores no ramo da civil, devido aos benefícios, podendo se obter uma redução de gastos e esperança para prédios cheios de rachaduras.